Coragem e seja homem… Ou mulher!

Policarpo

Li uma vez que o medo é ruim porque ele te paralisa.

Quando vem o medo, as ações são impedidas. As fobias maltratam.

Eu, por exemplo, tenho medo de altura. Caramba, poucas coisas são piores que um parapeito de um prédio bem alto. Olhar lá para baixo e para a face da morte, para mim, é a mesma coisa.

Outra situação quase constrangedora que acontece comigo por conta de meu medo de altura é quando estou em um avião e ele vai pousar. Não ligo quando ele decola, não ligo se ele sacode no céu, mas quando ele vai pousar, ai ai ai… Ninguém tira da minha cabeça que ele está controladamente caindo.

Eu disfarço e tento não olhar para baixo, ou pro lado. Tento esconder o meu medo mas, acho que não engano ninguém. Minhas mãos começam a suar, minha garganta seca e quando o avião enfim desce o alivio é nítido em minha cara.

Pois é, tenho muito medo de altura. Mas, acho que não chega a ser uma fobia. Esse medo não me impede de fazer nada. Continuo a viver normalmente, com algumas ressalvas que me limitam mas, que não me impedem de fazer nada. Na real, pra que desafiar a altura? Qual a necessidade de enfrentar algo que eu sei que é verdadeiramente perigoso?

Acho que ter medo de altura é diferente de ter medo de barata, por exemplo. Não estou desmerecendo o seu medo (se for o caso) mas, o medo de barata acaba com uma vassoura, o de altura… Só se eu fosse uma bruxa.

Então, não dá pra enfrentar o medo de altura, o melhor mesmo é passar o mais longe possível dela.

E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Mateus 14:26

Alguns medos não fazem sentido. As vezes, temos medo até do que conhecemos. O medo muda nossa visão, e fazem nossa imaginação ser mais poderosa do que a vida real. O medo trás confusão, e pode fazer algo bom se transformar em monstros. Alguns medos, devem ser enfrentados.

Antigamente, por volta de 156 d.C, existiu um homem que se chamava Policarpo. Ele era bispo de Esmirna e segundo relatos históricos, ele conheceu pessoalmente o apóstolo João.

Policarpo viveu no tempo em que Marco Aurélio iniciou uma perseguição quase implacável à igreja do Senhor. Policarpo sendo uma grande referencia cristã dessa época, foi caçado incansavelmente pelo Império Romano. Muitas vezes ele se escondeu, outras tantas ele fugiu, até que certo dia, decidiu parar de se esconder e deixou-se prender.

Conta a história que ele estava em uma casa e que antes de ser preso, Policarpo, já um senhor de mais de 80 anos, pediu aos guardas para poder orar por uma hora. Pois ele orou por 2 horas sem ser impedido. A intimidade deste homem com Deus era tanta, que ninguém conseguiu interferir na oração dele.

Já preso e a caminho para seu fim, os soldados que o conduziam perceberam que Policarpo era um homem bom e, por isso, insistiram para que ele negasse ao Senhor e salvasse sua própria vida, instruíram para que ele dissesse: Abaixo aos ateístas (por incrível que parece, os cristãos eram considerados ateus).

Claro que Policarpo se recusou. Conta a história que ele fez exatamente o contrário daquilo que havia sido orientado. Na arena, de frente para a morte, Policarpo olhou em direção a multidão que o cercava esperando ele negar Jesus, estendeu as mãos em direção aos acusadores e disse: Abaixo os ateístas.

A multidão ficou em choque com tamanha ousadia.

Uma última tentava foi feita. O governador pediu para que ele amaldiçoasse a Cristo, pediu para que ele negasse ao Senhor, foi então que ele respondeu:

– Por 86 anos servi a Cristo, e ele nunca me fez qualquer mal. Como poderia blasfemar contra meu Rei, que me salvou?

Foi a gota d’água, imediatamente pediram para que as feras viessem.

Contraditoriamente ao que sugeria a situação, a alegria de Policarpo ficou estampada no rosto. Ele ficou feliz em saber que iria para um lugar muito melhor.

Percebendo que esta ameaça não havia sortido o efeito desejado (pois, devido sua importância para a igreja da época, se Policarpo renuncia-se sua fé, muitos outros cristãos também o fariam) sabendo que ele não se amedrontou sobre a ameaça das feras, disseram-lhe que ele seria queimado vivo.

Sem medo do destino que estava a frente, foi então que o bispo de Esmirna se despiu e deixou-se ser levado, pacificamente, para o martírio.

Conta os relatos que, neste momento, os cristãos que estavam neste local (todos os cristãos e somente os cristãos) escutaram a seguinte frase vinda do céu:

– Coragem e, seja homem!

Policarpo seguiu para o martírio sem pensar duas vezes e, como resposta a seus acusadores disse:

– Ameaçais-me com o fogo que arde por um momento e depressa se apaga, mas nada sabeis da pena futura, e do fogo eterno reservado aos ímpios.

Veio o fogo e não o matou, Policarpo simplesmente não se queimava. Muito tempo se passou até que foi mandado que o bispo de Esmirna fosse morto pela espada. E, foi assim que morreu este homem de Deus.

Amarrado, ameaçado, jogado na fogueira e por fim, atravessado pela espada.

E de todos sereis odiados por causa do meu nome.
Lucas 21:17

Olhando a coragem desse e de outros mártires da história da igreja de Jesus Cristo, vejo o quando eu sou covarde.

Não fomos enganados em nenhum momento desta vida. Jesus nos garantiu que seríamos odiados por este mundo. Disse que sofreríamos e seríamos perseguidos. Ninguém disse que seria fácil.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:10-12

Coragem e seja homem…Ou mulher!

Não andem para trás, sejamos fieis até a morte e vamos continuar vivendo como nosso Deus nos pediu. Vamos continuar nos caminhos de nosso Senhor Jesus Cristo.

A Ele a honra, a glória e a exaltação!

Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:44-48

Se sente perseguido. Você é um bem-aventurado!

Está com medo. Ore!

Minha oração é para que você tenha coragem, força e vigor para continuar a caminhada até Jerusalém celestial!

 

Por Cyssu…

Um comentário sobre “Coragem e seja homem… Ou mulher!

Deixe um comentário

