Eu sou muito doido ou você é muito surdo?

Camisa de força

Segundo alguns linguistas, a loucura é: Distúrbio, alteração mental caracterizada pelo afastamento mais ou menos prolongado do individuo e seus métodos habituais de pensar, agir e sentir.

A loucura é muito doida!

O estado de loucura é complicado, até porque, o louco não se percebe assim. Na visão dele, ele é completamente normal.

Ele vive paralelamente à nossa razão sem levar consigo o estigma, por exemplo, de mentiroso. A loucura não transforma o cidadão que está nesta situação em um cretino enganador.

Quando verificamos  (e em alguns casos, podemos ver com mais facilidade) a insanidade de alguém, sabemos que é difícil tentar argumentar com o indivíduo. Lembre-se que, pro louco não existe loucura.

A lógica da loucura, não deve ser observada por um ponto de vista dito normal, nada disso, em muitos e muitos casos entender um louco é o mesmo que entender um papagaio. Ele fala, anda, conversa mas, no fundo, faz tudo de forma instintiva.

Quem está conversando quando um louco ouve?

Quem mostra ao louco o nada que ele afirma ver?

Quem pode, hoje, participar da loucura honesta de um ser humano que tem um distúrbio mental?

Os loucos ouvem aquilo que nós, os normais, afirmamos não existir.

Eles ouvem vozes.

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.

Friedrich Nietzsche

Nietzsche não era louco (pra mim, ele era só um reclamão, que não aceitava que reclamassem dele) mas, disse algo que é interessante sobre a loucura. Resumindo o que ele falou, a loucura depende do ponto de vista.

Em muitos casos, eu tenho escutado uma música que muita gente afirma não ouvir. Eu tenho dançado um ritmo que este mundo não entende.

As pessoas não escutam o som.

Mas, eu escuto tão claramente…

Escuto o som e minha alma dança junto a meu corpo. Meu espírito descansa em paz com este movimento de dicotomia. Eu ouço e descanso!

Eu ouço meu Deus claramente. Ele fala comigo em muitos momentos. Eu oro, e ele me responde, eu clamo e Ele me socorre, eu adoro e Ele me ilumina, eu vivo em função dessa minha loucura de fé.

Deus é claro, nitidamente se revela. Deus.

Será que eu sou muito doido ou você é muito surdo?

Eu ouço e danço.

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
1 Coríntios 1:23

Eu prego a loucura, eu constranjo com uma verdade louca, eu cito a ressurreição, eu falo de salvação.

Eu grito isso, danço com esse som. Os ouvidos dos atentos aprendem as notas dessa melodia e, se animam nos passos da salvação.

Cristo ressurgiu e nos garante o mesmo.

Jesus nos prometeu morada e se revela nos corações. Todos fomos tocados, o problema é que muitos se recusam a aceitar a loucura cristã.

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
1 Coríntios 1:25

Nossa loucura é Santa, e nos leva a eternidade. Não quero mais a sabedoria deste século que, no máximo, me dará 20 anos de festinhas com sons parciais que não passam das paredes.

Na loucura Santa, o som ecoa no universo e arrebata o espírito para perto de Deus. Nessa insensatez há uma dialética envolvente, o som Eterno me guia para perto dEle e minha voz finita chega até a eternidade.

Nessa loucura, o que tem fim se comunica com o que não teve começo. Minha loucura desvairada e absurda. Minha falta de surdez me fez enxergar o Sangue que me salvou.

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
1 Coríntios 1:18

Quero a loucura da cruz.

Melhor ser louco que ser surdo!

 

Minha oração é para que seus ouvidos sejam abertos para o som que vem do Alto. Escutem o Eterno, e se faça ouvir por Ele.

Por Cyssu…

Deixe um comentário

