Resposta.

Pergunta

 

Como é bom quando temos boas respostas. Aquelas que são ao mesmo tempo, sinceras e educadas. Respostas que levam a pessoas que perguntou a uma reflexão.

É bom quando nossa resposta é boa?! Melhor é quando serve de conselho.

Não poucas são as vezes em que somos perguntados, e, também não são poucos os temas que permeiam as dúvidas. Bons conselhos são raros e quando saem do nossa boca, são motivos para orgulho.

Conselho, se fosse bom não seria dado, né? Pois eu acredito que um bom conselho é mais que necessário. Mas, uma resposta, por si só, não equivale a um conselho. Nada disso! Apenas dar uma resposta, sem que ela leve a uma reflexão, é simplesmente soltar palavras. Como uma carta sem destinatário ou, trazendo para os tempos atuais, como um e-mail em que o destinatário está errado.

Já vi um senhor, ouvir uma conversa que eu estava tendo, onde uma pessoa me dizia coisas muito ruins que aconteciam em sua família, este senhor repetiu a história de tristeza de quem desabafava, e, quando quem desabafou começou a chorar por ouvir todo o seu problema outra vez, este senhor sorriu, achou que tivesse feito um bom trabalho e alertou: É, você tem que resolver isso logo.

Oras, claro que tem que resolver, mas, resumir o problema não é ajudar a chegar a uma solução, o nome disso é tortura.

Levar alguém às lágrimas, nem sempre é resultado de ajuda.

Boas respostas são dadas por pessoas sábias.

Uma resposta sábia pode mudar uma vida.

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.
A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez.
Provérbios 15:1-2

Sabemos dar boas respostas?

Sabemos dar respostas sábias que edificam?

Sabemos aconselhar?

Sabemos?

Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!
Provérbios 15:23

Quem não tem perguntas?

Quem?

Ter perguntas é natural, afinal de contas, somos dotados de raciocínio, e, fomos ensinados a perguntar. Querer conhecer é ser sábio. Duvidar, honestamente, é bom.

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
Atos dos Apóstolos 17:11

Uma resposta que edifica tem que ser uma resposta sábia, a verdadeira sabedoria vem de Deus, e, compreendendo que uma boa resposta é recheada de sabedoria, logo, podemos entender que o melhor lugar para procurarmos uma boa resposta, é na palavra dEle.

O livro sagrado é recheado de respostas. Pergunte e seja bereano.

O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.
Provérbios 15:28

Da mesma forma em que é uma demonstração de sabedoria ter respostas eficientes, é atitude de nobreza é a boa dúvida, claro, desde que o ato de duvidar leve ao conhecimento. Atitudes de nobreza, cuidar para não ser enganado, buscar sabedoria do alto… Clamar ao Senhor!

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
Salmos 1:1-2

E, como foi questionado nosso Senhor. Jesus foi arguido por mestres da lei, por fariseus, sempre tinham uma pergunta capciosa, pelos desconfiados que temiam segui-lo, até pelos discípulos que cansaram de perguntar a respeito das coisas do alto, inclusive, sobre o significado das parábolas.

Jesus foi constantemente questionado, mas, sempre dava uma resposta honesta.

A resposta sincera é como beijo nos lábios.
Provérbios 24:26

Perguntar é importante, muito. Quando perguntamos para a pessoa certa, somos edificados. Mas, precisamos ser, também, a pessoa certa para ser perguntado. Ser sábio para poder responder com precisão todos os questionamentos, saber responder com sabedoria, não é ter todas as respostas, é saber responder em qualquer situação. Mesmo que a resposta seja: Não sei nada sobre isso…

O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.
Provérbios 15:28

Um boa resposta é sincera, é honesta, é nunca leva a contenda. Pode ser completamente avessa ao que o questionador quer ouvir, mas, por mais que leve a um desconforto momentâneo, a reflexão será sempre onde a resposta levará.

Jesus, o mais sábio, também teve perguntas.

Quem dizes que sou?

Que queres que te faça?

Bastava uma resposta sincera, verdadeira e, o milagre acontecia.

 

Minha oração é para que você saiba perguntar. Oro também para que você saiba responder. Que Deus te dê a sabedoria que vem do alto para que suas respostas sirvam de bons conselhos.

Por Cyssu…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s