43º

CachoeiroEste fim de semana que passou, eu estive em Cachoeiro de Itapemirim. Uma cidade do interior aqui do Espírito Santo, mais especificamente, uma cidade ao sul da capital aqui do meu estado, Vitória.

Agora, imagine um lugar quente.

Imaginou?

Aposto que você não conseguiu imaginar o que é Cachoeiro.

A temperatura estava em 43º, isso, sem nenhuma nuvem no céu e nenhum vento pra dar uma refrescada.

Foram muitas e muitas pedras de gelo, algumas garrafinhas de água e uma vontade absurda de ver a praia de novo.

Pensei sobre os Cachoeirenses. Cara, eles vivem lá, e vivem bem. Mesmo com todo aquele calor, Cachoeiro é uma cidade de mais de 209 mil habitantes.

As pessoas se acostumaram com aquela temperatura. Gostam daquele lugar.

E, isso é uma coisa boa?

Claro que sim!

Cada pessoa se sente bem com seu local e também com sua cultura.

Porque que motivo eu, um cidadão de outro lugar, desejaria mudá-la, ou pior, porque acharia minha cultura ou o meu lugar, melhor.

Devo respeitar a cultura, o modo de viver e o local que não é o meu.

Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.
Tiago 2:1

Diferença entre pessoas.

Olhar para alguém que vive num ambiente completamente diferente do meu e, exigir que essa pessoa viva como eu vivo é um absurdo.

Por que o meu modo de viver é o melhor?

Por que minha cultura é melhor?

E, por que eu vou pregar um evangelho que diz que você tem que, obrigatoriamente, ser igual a mim.

Pessoalmente falando, creio que temos que ser como Cristo.

Cristo, viveu no meio das mais diferentes pessoas, andou nos mais diferentes locais, escolheu 12 diferentes pessoas para andar com Ele, e, em nenhum momento pediu para que as pessoas abandonassem sua cultura. O que Jesus nos ordenou foi para abandonarmos nosso pecado.

Devemos abandonar nosso pecado, mas não devemos abandonar nossas raízes.

São essas raízes que nos farão testemunhar a favor de Cristo. São as raízes que nos farão evangelizar.

Temos nossas características. Isso é bom! O que é ruim são os vícios, o pecado, e, é contra isso que devemos lutar sempre. Contra os desejos da carne e contra as ciladas de nosso adversário.

Você vive num lugar quente? Gosta de viver neste lugar?

Então me faz um favor, pregue o evangelho aí onde você se sente a vontade. O cristianismo agradece.

Minha oração é para que você seja um testemunho vivo das mudanças que Cristo pode fazer em nossas vidas. Que você seja usado por Deus para mudar a história do lugar em que você vive.

 

Por Cyssu…

 

Deixe um comentário

