Argumentos.

 

O debate é uma arte.

Quando estamos em algum debate, estamos fortalecendo nossos argumentos ou, aprendendo com alguém que argumenta melhor que nós. Neste confronto de idéias, colocamos nossos pontos de vista e também nossas referências numa mesa e esperamos convencer a outra parte de que nossa fala é verdadeira.

Mas, do outro lado, existe alguém que pensa o contrário, e que por isso, usa da mesma técnica para tentar convencer a respeito do que pensa.

Quando temos uma vida de debates, estudamos, nos informamos e acabamos nos aprimorando no conhecimento que tínhamos. É importante debater.

Um debate honesto é sempre enriquecedor. E no meio cristão o debate também tem grande utilidade.

Alguns clássicos são:

Catolicismo vs Protestantismo;

Calvinismo vs Arminianismo.

De forma honesta e educada, esses debates são fontes de sabedoria e entendimento para quem participa ou debatendo ou simplesmente assistindo.

Agora, existe um debate que é péssimo. Cristão vs neo-ateu. É um debate onde a educação é deixada de lado e ofensas por parte dos descrentes são práticas constantes. Veja bem, deixo claro que aplico esta fala unicamente ao NEO-ateu e não a aquelas pessoas que por alguma razão, não acreditam, porém, respeitam quem acredita.

Em tons ofensivos, nenhum debate é coerente.

Em debates como este, por mais que um cristão exponha um ponto de vista pertinente, ele nunca será aceito, não porque a argumentação neo-ateísta é boa, mas, não será aceito por puro preconceito. Argumentos cristãos serão refutados por falácias e deboches. E isso é péssimo.

Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas.
2 Timóteo 2:23

Nunca devemos estar dispostos a uma briga. Mas, sempre temos que estar prontos para responder aos questionamentos honestos, de quem por alguma razão não entende o que se passa em nosso coração.

Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.
1 Pedro 3:15-16

Lembro-me bem de quando era descrente, de quando não acreditava naquilo que algumas pessoas bem próximas me falavam. Realmente não acreditava, eu não entendia o que acontecia nas cabeças dessas pessoas que se diziam maravilhadas com o poder de Deus.

Partindo da honestidade de minha antiga carência de entendimento, acredito que de fato existem sim, pessoas que nos questionam querendo entender o que pensamos. E isso é justo, na verdade, isso é necessário, e cabe a nós, termos uma resposta reta, digna de ser escutada. Devemos sempre ter um argumento que seja eficaz.

Diferente de um neo-ateu, que questionam predispostos a não aceitarem nossa fala. Outras pessoas desejam de todo o coração, saber o que é sentir o toque o Espírito Santo de Deus.

Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.
Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o.
Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada.
Tito 3:9-11

A Palavra de Deus é bem dura sobre isso, ela é realmente forte quando trata de heresias ou apostasias, lembra do que Paulo disse para Timóteo:

Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,
mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.
Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
1 Timóteo 1:18-20

Isso é muito sério, a Palavra de Deus nos orienta a tentar mais de uma vez, mas, em determinado momento, nos orienta a deixar a pessoa à própria sorte.

Devemos nos preocupar com todos, devemos colocar nossas energias ao máximo para que o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo seja ouvido por todos.

Quanto ao nosso tempo? Que gastemos com quem realmente deseja conhecer mais de Cristo.

Minha oração é para que você se esforce para ser o melhor cristão do planeta. Oro para que Deus te dê sabedoria e entendimento para saber responder a qualquer pessoas, a respeito do que se passa em seu coração. Peço a Jesus que você, leitor, tenha a cada dia, mais e mais vontade de estudar a Palavra Santa de Deus e que seu conhecimento vire frutos e que através da sua inteligência, o Espírito Santo possa atuar nas vidas desse planeta.

Por Cyssu…

Anúncios

2 comentários sobre “Argumentos.

  1. O debate realmente pode ser muito saudável. Acredito crescer com ele. E espero participar ao vivo em um evento que pretendo realizar com sua ajuda. Entretanto, o mais poderoso de tudo creio não ser o debata, mas um testemunho sólido de que Jesus é O Cristo!

    God Bless Us

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s