Pra que serve a unha?

Esses dias eu estive pensando: Pra que serve a unha?

Tudo quanto é bicho tem unha. Pode observar, todos eles tem. E ela sempre cresce, fica gigante.

As aves de rapina e os grandes mamíferos caçadores usam como garras. Em humanos, as mulheres pintam, os homens cortam, algumas pessoas roem (fiz isso por muitos anos), e ainda há quem as perca. O fato é que a unha sempre cresce.

Eu não sou biólogo e nem um estudioso da medicina, então, pra mim a unha só serve pra duas coisas. Coçar e cortar.

Indo em busca de um pouco mais de teoria sobre o assunto, a melhor resposta que encontrei foi: A UNHA SERVE PARA PROTEGER A PONTA DO DEDO. Então, ela é muito útil pois, além de ajudar a coçar, ajuda a proteger boa parte de nosso TATO. E, tatear é um forma de descobrir, entender ou perceber se algo está certo ou errado.

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
1 Coríntios 12:12

Cada parte de nosso corpo tem importância fundamental e precisa ser cuidado de forma diferenciada. Nós precisamos de nossas unhas, por mais simples que ela possa parecer.

Assim também temos nossa importância no corpo de Cristo, mesmo parecendo pequeno, mesmo que pareça de menor importância, todos os membros têm funções úteis e devem ter a noção de sua importância.

Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
1 Coríntios 12:22-25

Realmente somos todos importantes, não importando se somos unhas, dentes ou sobrancelhas, todos juntos fazemos parte da Noiva de Jesus. Somos um só corpo. Devemos cuidar uns dos outros, pois assim como uma unha encravada merece tratamento, ou, um olho com problema merece um colírio, nós também devemos nos tratar e/ou tratar um membro que por ventura não está passando por dias bons.

Se somos unhas, em algumas ocasiões, devemos ser cortados, mas, nunca arrancados do corpo. Quando se perde uma unha, o corpo inteiro sente a dor e percebe a vulnerabilidade de um dedo sem essa parte tão simples e tão importante para a proteção de nossas extremidades. Sem unha, o corpo fica feio, machucado.

Somos corpo, totalmente ajustados e envolvidos em comunhão dentro de uma igreja. Cada qual com sua importância, aparecendo mais ou aparecendo menos, sendo olho ou sendo unha, não importa, cada um tem a importância necessária. Como Deus vai te usar eu não sei, creio que você sabe melhor do que eu qual a sua função neste corpo chamado Igreja do Senhor.

Se sua função é a mesma de uma unha, seja útil, seja bonita, não caia, não quebre e, principalmente, coce a igreja, e veja como a noiva do Cordeiro vai ficar mais feliz e satisfeita no momento em que você realizar bem o seu trabalho, afinal, quem não gosta de se coçar?

Minha oração é para que você reconheça o seu chamado e atue nele, para que você não ache que tenha menos importância por ter menos destaque e, que Deus te honre naquilo que você foi escolhida para fazer.

Por Cyssu…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s