Pior que o arregão, é o falso.

 

 

Pior que o arregão, é o falso.

Os dias estão apertados, a gente acorda cedo e, termina de colocar a camisa já no ponto de ônibus.  A oração é feita durante a caminhada pro trabalho e, a bíblia a gente lê… na medida do possível.

De fato, temos que ler a bíblia, a esse que é o oráculo de Deus. Temos que ler a bíblia para saber quais são os segredos que o Pai guardou pra gente.

Ler com conteúdo é importante e, hoje, pra ler de fato um texto dentro de um contexto, abri em Obadias. Livro pequeno que eu conseguiria ler e meditar em poucos minutos, e assim, cumprir minha tarefa principal. Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Mateus 6:33

Voltando ao livro de Obadias, como dito antes, um livro pequeno, com apenas 1 capítulo e 21 versículos. O livro fala que um acontecimento que teve origem no início do povo de Israel. Fala da linhagem de Jacó (Israel) e Esaú (Edom).

Encontrei um Deus que vê com péssimos olhos alguém que vê a maldade em silêncio e que mostra verdadeira ojeriza a quem é falso.

Edom além de dar as costas para Israel nos momentos em que um povo que era irmão estava em conflito, se aproveitava desse conflito para saquear Israel. Enfim, o povo descendente de Esaú comemorou e se aproveitou da invasão de Nabucodonosor para saquear Israel. E, piorou sua situação quando prende alguns fugitivos e os entrega à Babilônia.

No dia em que você ficou por perto, quando estrangeiros roubaram os bens dele, e estranhos entraram por suas portas e lançaram sortes sobre Jerusalém, você fez exatamente como eles.
Você não devia ter olhado com satisfação o dia da desgraça de seu irmão; nem ter se alegrado com a destruição do povo de Judá; não devia ter falado com arrogância no dia da sua aflição.
Não devia ter entrado pelas portas do meu povo no dia da sua calamidade; nem devia ter ficado alegre com o sofrimento dele no dia da sua ruína; nem ter roubado a riqueza dele no dia da sua desgraça.
Não devia ter esperado nas encruzilhadas, para matar os que conseguiram escapar; nem ter entregado os sobreviventes no dia da sua aflição.
Obadias 1:11-14

Na seqüência, Deus promete a destruição deste povo.

Mas, caramba, se Deus era assim antes, significa que ele é assim hoje! Deus não muda, Ele é o mesmo sempre.

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.
Hebreus 13:8

E, mesmo vivendo na Graça, Deus não anulou seus mandamentos. Mesmo vivendo num tempo diferente, Deus continua sendo Deus. Ainda que Cristo tenho nos comprado pelo preço de sangue, os valores de Deus não mudam.

Deus nos deu esse recado, nos disse o quanto Ele desaprova a ausência perante uma covardia e pior, disse o quanto abomina a falsidade.

Será que eu tenho virado as costas aos conhecidos? Será que eu tenho me ausentado de ajudar? Será que eu tenho me aproveitado de fracassos para poder me realizar em alguma desgraça? Será que eu tenho andado como Edom?

Meu Deus, que triste. Não quero ser como os de Esaú. Misericórdia de mim. Me livra, Senhor, me mostre o melhor caminho a seguir, endireita meus passos e me dê sabedoria e, principalmente, me ajude a saber ajudar.

Leia e contextualize o livro de Obadias. Mesmo pequeno na quantidade de palavras, traz um Deus enorme que mostra seu poder de forma brutal e sem arrependimento. E, é esse poder avassalador que virá sobre os ímpios no dia do juízo.

Minha oração é para que eu e você não sejamos falsos, para que a gente saiba socorrer o fraco e, principalmente, temamos ao nosso Deus.

 

Por Cyssu…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s