Não abandone a sabedoria

Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.

O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento.
Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará.
Provérbios 4:6-8

Seja sábio, sempre!

Primeiro, vamos buscar uma definição para o termo sabedoria.

Segundo o dicionário Michaelis o significado é:

 

sabedoria
sa.be.do.ri.a
sf (sabedor+ia1) 1 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5Aplicação inteligente dos conhecimentos. 6 Caráter do que é dito ou pensado sabiamente. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão. 9 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida: A sabedoria dos anciões. 10 Teol Conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas. Antôn (acepção 1):ignorância. S. da carne, Teol: V sabedoria do mundo. S. do mundo, Teol: a razão humana considerada como errônea e impotente. S. do século: o mesmo que sabedoria do mundo. S. encarnada, Teol: o Verbo unido à humanidade. S. eterna, Teol: V sabedoria incriada. S. humana, Teol: o mesmo quesabedoria do mundo. S. incriada, Teol: a segunda pessoa da Trindade, o Verbo. S.-legítima: planta cariofilácea (Saponaria officinalis).

Agora sim, vamos ao tema.

Salomão foi um dos homens mais sábios que vemos nas escrituras sagradas. Seus ensinamentos são até hoje dignos de meditação, mesmo sendo escritos (inspirados por Deus) há séculos atrás.

Um grande rei que, mesmo tendo sido abençoado com tremenda sabedoria, não conseguiu terminar sua vida de forma honrosa.

E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
1 Reis 4:30

Mas, a palavra de Deus nos exorta a sermos sábios. Mas, não devemos procurar a sabedoria deste mundo, devemos buscar a sabedoria que vem do alto. Devemos buscar a sabedoria de Cristo, nosso Salvador.

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
1 Coríntios 1:18-20

Bem, obviamente, mais sábio que Salomão, foi Jesus. E, vejo três características da sabedoria de Cristo que podemos buscar.

1º – Duvido que alguém conheça a Deus melhor que Jesus. E mesmo conhecendo ao Pai com uma intimidade assustadora, nosso Salvador não parou de orar. Mesmo sendo Deus, Cristo orou e jejuou. Mesmo sendo o Verbo, exaltou ao Senhor com toda sua força, e o glorificou em todos os momentos de sua vida. Jesus não esqueceu do objetivo da vinda para este mundo.

2º – Cristo estava rodeado de pessoas simples e, conhecia as características de cada um de seus 12, sabia da arrogância dos doutores da lei e também sabia como era o coração de cada uma das pessoas que receberam os milagres. Assim, o Mestre sabia lidar com cada um que Ele encontrava.

3º – Por andar com gente muito simples, Jesus falava com simplicidade. Imagina Cristo, andando pelas ruas com todo seu conhecimento, com toda sua onisciência, rodeado por gente de todas as classes sociais. Jesus, sempre que falava com o povo dizia as mais verdadeiras palavras, da forma mais simples.

Minha oração é para termos sempre em nosso coração a vontade de buscar a Deus. Para sermos ungidos com a sabedoria que vem do alto, não para sermos simples detentores de conhecimento, e sim, para termos sempre boas atitudes e boas palavras para com nossos irmãos. Que saibamos ser sábios, não para terminarmos como Salomão mas, que possamos viver como Cristo. E que essa sabedoria seja para honra e glória de Deus.

 

Por Cyssu…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s